Aprenda como funciona uma bússola

A bússola corresponde a um pequeno objeto que marca pontos cardeais, sendo uma das ferramentas mais simples e eficazes dessa classificação. Sua agulha sempre fica apontada para o pólo Norte, dando bases aos seus usuários, permitindo que eles saibam em qual ponto cardeal se encontram.

Ela é considerada como um dos modelos mais utilizados para finalidade de determinação de direções, sendo um instrumento indispensável para navegação. Suas primeiras histórias se fundamentaram há milhares de anos, na Era dos Descobrimentos e devido a sua eficácia, sofreu algumas alterações na sua composição para se adequar as necessidades atuais.

Funcionamento

Dicas de como funciona uma bússola
Bússola.
(Foto: Reprodução)

Ao observar seus princípios, é possível ver que o seu funcionamento se baseia na conjugação do magnetismo da agulha com o magnetismo da Terra, pois o planeta possui um campo magnético que faz com que a agulha marque os pontos cardeais, se deslocando de sentindo de acordo com a posição do indivíduo.

Analisando que pólos opostos se atraem, a parte Norte da bússola é atraída pela Sul (o pólo Norte geográfico) e a parte Sul se faz então atraída pelo Norte magnético da Terra, indicando-os assim no disco de leitura.

Geralmente, em sua descrição, é possível visualizar que a sua agulha tem marcações em vermelho e o Norte e o Sul (ou “N” e “S”) em preto. Dessa maneira, o usuário consegue ter bases de classificação de direções e definições. Existe ainda dois outros sentidos que poderão ser notados na sua leitura, o Leste (lado direito) e o Oeste (lado esquerdo).

Observação: A leitura da bússola é realizada com basamento nos pólos “N” e “S” porque em relação ao mapa, o pólo Norte geográfico se situa em cima e o pólo Sul em baixo. Magneticamente falando, o pólo Norte magnético fica em baixo e o pólo Sul fica em cima.

Componentes

» Base: normalmente marcada com uma régua de escala e com uma ou mais réguas laterais. Composta de plástico e é transparente.
» Cápsula: possui uma agulha magnética e se faz preenchida com líquidos que proporcionam a estabilidade da agulha.
» Disco de leitura: possui uma escala em graus que fica em volta da cápsula, que serve para ser girada manualmente para obter o rumo em graus necessário.
» Portão: corresponde a uma faixa preta e vermelha pintada numa lâmina ou na cápsula, servindo para alinhar a agulha.
» Linhas de Norte: servem para alinhar a bússola com os meridianos inseridos no mapa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.