Aprenda como formatar seu notebook

Formata um notebook pode parecer mais simples do que parece, mas tudo ira depender do sistema operacional que você deseja colocar.

Aqui explicaremos como formatar usando o Windows 7 ou XP os sistemas operacionais mais usados do mundo, mas os princípios para se formata com outros sistemas operacionais são os mesmos, portanto caso queria formata o seu notebook não se desespere, tudo pode ser feito de forma simples.

A formatação para notebook e basicamente os mesmo passos de um computador

1) Insira o CD-ROM com o sistema operacional no notebook

2) Reinicie o notebook e espere que a tela de formatação (boot do cd) aparecerá, caso não apareça reinicie o notebook novamente, e se novamente não aparecer aperte F8 durante a inicialização ou DEL depois e só esperar o Setup e dar enter.

notebook

3) Entre as varias opções que irão aparecer, uma delas para formatar, outra para reparar o sistema , e outra para cancelar, escolha a opção para formatar

5) Outras opções irão aparecer, escolha a opção equivalente em apagar as repartições existentes, você pode optar em não apagar, mas e recomendado que apague para fazer uma limpeza completa do sistema, depois e só confirma

6) Aqui irá começar a formatação, o sistema irá te pedir para criar as repartições do HD, essa opção vai dar suas preferencias, se você tiver um HD de 500 GB por exemplo, você pode optar por colocar 250 no disco local C e 250 no disco local D, ou simplesmente deixar tudo em apenas um disco

7) Se aparecer a opção de formatação rápida ou completa, escolha sempre a completa para não haver falhas.

8) O computador ficara instalando os arquivos, não toque em nada, ele ira reiniciar varias vezes, novamente não toque em nada

9) Depois de muito tempo instalando, irão aparecer algumas opção básicas como fuso-horário, formato do teclado escolha ANBT2 sempre, pois os teclados atuais são todos nesse formato, apenas se você tiver um teclado que não contenha “ç” e outros acentos, depois e só escolher o nome do computador e o usuário.

10) Pronto, o notebook irá dar mais um boot e você já pode retirar o CD, pode ser que ele lhe peça para configurar as opções de internet, mas não é recomendado acessar a internet sem um antivírus.

11) Para finalizar e usar o seu notebook tranquilamente, instale os drivers de vídeo e áudio e da placa mãe, depois disso basta entrar na internet e baixar um antivírus.

12) Se caso tenha alguma duvida durante a formatação basta para um pouco e ler bem o que o que o computador lhe fala, seguindo os passos corretos não haverá nenhum problema.

Você também pode optar em formata pelo próprio sistema que vem no notebook, simplesmente apertando F8 durante a inicialização e escolhendo a opção, mas esse processo não é recomendado pois os sistemas que vem em conjunto com os notebook são sistemas muito básicos, que não usam toda a configuração do notebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.