Aprenda como fazer referencial teórico para TCC

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é responsável por ditar as normalizações técnicas do Brasil, proporcionando as principais bases do sistema e desenvolvimento tecnológico do país. Suas regras são impostas em vários setores, como no acadêmico, em redes de ensino superior, na composição e formatação dos trabalhos.

O TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) é um dos projetos mais importantes dos graduandos, isso porque representa sua avaliação final do curso, sendo uma das mais importantes de toda a sua história acadêmica. Sua formulação deve se dar de acordo com as normas da ABNT.

Aprenda como fazer referencial teórico para TCC
Livros na estante.
(Foto: Reprodução)

Observação: Algumas instituições formam bases e algumas modificações em cima da ABNT. Portanto, antes de compor o trabalho, pergunte a secretaria do curso quais as regras válidas.

O referencial teórico do TCC se faz muito importante na descrição, porque representa os pilares da pesquisa, como foi feita, quais fontes foram usadas pelo autor (livros, revistas, artigos, filmes, dados da internet, etc), entre outras características. Para representar esses dados no trabalho, siga as dicas a seguir:

Referência de livro

  • Sobrenome, prenome abreviado. Título: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Local de publicação: Editora, data de publicação da obra. Nº de páginas ou volume. (Coleção ou série).

Exemplo: MOREIRA, S. Dicas de estudo. Rio de Janeiro: Edit, 2004. 15p.

Referência bibliográfica de artigo

  • Autor, título do artigo, subtítulo (se houver), título da publicação, local dessa, título do fascículo, suplemento, número especial (se houver). Volume, fascículo ou número, paginas inicial e final do artigo, data que foi publicado.

Exemplo: CHAVES, F. A.. Flor: como saber. assuntos, Brasília, v. 5, n. 1, p. 6-15, 2013.

Observação: Em relação ao de artigo divulgado em periódico eletrônico, o referencial deverá ser descrito:

» PEIXOTO, C.A. Machado de Assis: o maior escritor da nossa história. Memórias UA, Florianópolis, v.3, n.3, ago/set. 2009. Disponível em: www.referencias.br. Acesso em: 15 mar. 2010.

Referência bibliográfica de artigo de jornal

  • Sobrenome, prenome abreviado. Título: subtítulo (se houver). Nome do jornal, Local de publicação, pagina, data de publicação do jornal com o mês abreviado.

Exemplo: MUNHOZ, A. Os moradores de Belém: como é a vida deles. Jornal Informação, Pará, p. 4D, 19 abr. 2013.

Referência de filme

  • Sobrenome, prenome/s dos produtores e diretores. Título: subtítulo (sehouver). [Filme-vídeo]. Produção de Nome do Produtor, direção de Nome do diretor.. Local, Instituição, ano. Descrição física do material, duração do filme. Descrição do tipo. som.

Exemplo: SILVA. C.; CHAGAS, M. R. L. Como fazer uma monografia. [Filme-vídeo]. Produção de Carmem Oliveira, direção Vitor Vieira. Brasília, Universidade de Brasília, 2000. 1 DVD, 233 min. color. son.

Observações

» Livros e artigos científicos são descritos como as fontes mais confiáveis de indicações e referências, mas outros meios também poderão ser utilizados para pesquisa, como uma notícia de jornal, por exemplo, ou qualquer outra maneira que se adequar melhor ao estudo do acadêmico;

» As pesquisas realizadas na internet, deverão ser retiradas de sites confiáveis, para que não haja representação de informações falsas ou duvidosas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.