Aprenda como defender uma tese de monografia

Realizar a apresentação oral de uma monografia nem sempre é tão fácil quanto pensamos. Muitos detalhes estão em questão dentro de um trabalho tão importante, o que faz com que todo e qualquer tipo de cuidado seja essencial para que se tenha uma excelente nota no final do curso e  conseguir se formar.

As estruturas dos seminários que defendem as teses das monografias variam de acordo com as redes de ensino superior espalhadas pelo país. Mas para se sair bem nessa apresentação existem algumas dicas, excelentes, que podem ser seguidas em qualquer tipo de norma, confira algumas delas abaixo.

» Se vista formalmente, sem roupas espalhafatosas, curtas, transparentes, decotadas. Procure estar bem higienizado, com roupas lisas, sem muita informação, com tonalidades neutras.

» Alguns dias antes da apresentação, cheque todos os aparelhos que irá utilizar no dia para que nada dê errado, tal como o pen drive, computador, data show, etc. Umas duas horas antes do seminário, refaça o mesmo processo.

Dicas para apresentar uma monografia

» Evite forçar muito a voz dias antes da apresentação da monografia e tenha sempre uma bala de menta no bolso para deixar a voz menos falha, caso ela comece a ficar trêmula, etc.

» Se for apresentar a monografia utilizando slides, lembre-se de salvar o seu trabalho em vários formatos, para que ele rode em qualquer tipo de computador e data show.

» Não deixe os seus slides cheios de efeitos especiais. Isso pode fazer com ele fique travando e com uma aparência ruim na hora da apresentação. Observe também toda a ortografia do trabalho, pois os erros podem  levar a apresentação ao fracasso.

» Procure treinar bem a sua apresentação antes do seminário, contenha as suas palavras, fale de forma culta para que todos entendam aonde você quer chegar com suas ideias. Não use gírias, palavrões e preste bastante atenção na utilização de palavras desconhecidas, pois elas podem dar outro sentido ao contexto.

» Não fale muito alto, nem muito baixo. Mantenha um tom de voz agradável, para que todos te ouçam.

» A apresentação dura cerca de 20 minutos para cada monografia, portanto, seja objetivo, defenda as suas causas sem falar os mínimos detalhes, mostre o geral da sua visão e os seus pontos mais importantes.

» Mantenha a calma antes e durante a apresentação. Lembre-se o quanto se esforçou para estar aonde chegou, o quanto treinou para esse dia. Tenha pensamentos positivos.

» Não leia nada nos slides ou em papéis durante a apresentação. Isso pode passar uma imagem de desinteresse ou de não compreensão pela sua própria monografia.

» Desligue todo e qualquer tipo de aparelho eletrônico que possa te atrapalhar na hora da apresentação, tal como o celular.

» Na conclusão da defensoria da monografia, a banca sempre faz algumas correções e tiram dúvidas sobre a tese abordada, esteja preparado para lidar com isso, respondendo de forma sensata todas as perguntas e compreendendo as dicas dadas pela banca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.