Aplicativos que ajudam a acompanhar o ciclo menstrual

O ciclo menstrual é caracterizado pelas 3 etapas de alterações hormonais que acontecem durante o mês no organismo feminino. Esse processo é calculado em dias e por isso costuma variar de mulher para mulher, fator que proporciona muitas dúvidas e até mesmo erros de cálculo para muitas delas.

Após a menarca (primeira menstruação), que acontece na adolescência entre os 9 aos 14 anos de idade atualmente, o ciclo menstrual só pode vir a ser interrompido por uma gravidez ou pela menopausa, portanto, é essencial que todas as meninas/mulheres tenham noção de que irão conviver com isso por muitos anos de suas vidas.

Aplicativos que ajudam a acompanhar o ciclo menstrual
Celular na mão de uma mulher.
(foto: Reprodução)

Especialistas revelam que um ciclo normal dura aproximadamente 28 dias e o irregular entre 23 à 35 dias, dependendo das taxas de hormônios, fatores emocionais, físicos e outras demais particularidades apresentadas pela estrutura corporal feminina. Para ter uma noção mais fácil dessa distinção, veja abaixo as fases do ciclo menstrual:

• Fase folicular: Se inicia no primeiro dia da menstruação e dura cerca de 12 dias;
• Fase ovulatória: Dura em média 8 dias e tem seu pico mais elevado no 14° dia a partir do início da menstruação (para ciclos normais);
• Fase lútea: Dura em média 10 dias e dai por diante o útero e os demais órgãos reprodutores femininos são preparados para a próxima menstruação.

A melhor maneira de aprender a calcular o ciclo menstrual e saber acompanhá-lo sem dificuldades é tendo a ajuda de um bom ginecologista, que através de análises específicas em cada uma das pacientes, irá estipular o tipo de ciclo e a média de suas fases. Através da alta tecnologia encontrada nos eletroeletrônicos atualmente, muitos aplicativos foram desenvolvidos, sendo alguns deles voltados para ajudar a mulher nesses momentos, confira alguns deles abaixo:

Aplicativos

Android

  • Meu Calendário;
  • My Days – Period & Ovulation Tracker;
  • OvuView;
  • Calendário WomanLog.

iPhone

  • Period Tracker Lite;
  • iPilule Lite.

Observação: Todos os aplicativos acima são fáceis de mexer, sendo encontrados para baixar em língua portuguesa. Para baixálos, basta apenas acessar o Play Store (Android) ou o iTunes (iPhone).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.