Anticoncepcional faz parar de menstruar

pílula
O anticoncepcional é o método anticonceptivo mais usado pelas mulheres

O anticoncepcional tem como função primaz proteger quanto a gravidez indesejada, colaborando no planejamento familiar. Além disso, é muito usado como regulador menstrual, indicado para mulher com ciclos disformes. Em 1954 foi desenvolvido o primeiro esteroide anticoncepcional a base de progesterona, é verdade que nesse primeiro momento as pílulas representavam riscos a saúde da mulher por conter quantidades desmedidas de hormônio. O surgimento desse medicamento influenciou até mesmo a revolução sexual, dando a mulher maior poder para com seu próprio corpo.

 Com o tempo o fármaco foi sendo melhor  desenvolvido e hoje é adotado por mais de 75% das mulher em todo o planeta. No que tange a eficiência, se ministrado da maneira correta os comprimidos, diminuem em até 99% as chances de engravidar. Mesmo sendo tão popular, o anticoncepcional enche de dúvidas o imaginário feminino, principalmente quanto aos efeitos colaterais do medicamento, uma destas será elucidada a seguir, anticoncepcional pode interromper a menstruação?

Primeiro temos que entender como funciona o anticoncepcional, esse medicamento inibe o desenvolvimento dos óvulos da mulher, não permitindo que esses tornem maduros, por conseguinte, não há ovulação e a mulher não entra em período fértil. Geralmente, as pílulas vem dispostas em cartelas com 21,24 ou 28 cápsulas, estas devem ser tomadas diariamente sempre se possível em horários coincidentes  até o fim da cartela. O primeiro dia de início medicamentoso deve ser na primeira evidência da menstruação, e após o encerramento da cartela deve se esperar sete dias e iniciar novamente o ministro do anticonceptivo.

Nesse espaço de sete dias sua menstruação deverá chegar, se isso não acontecer, o mais sensato é fazer um exame farmácia ou de sangue para averiguar se não há uma possível gestação, se o resultado for negativo, pode ser um dos efeitos colaterais da pílula.  Seu organismo está em processo de adaptação o que culmina em amenorreia. Evite ainda relações intimas sem o uso do preservativo isso trará mais segurança.

Você pode ainda dar continuidade ao uso do anticoncepcional interruptamente, aliás, muitas mulheres que desejam evitar os transtornos da menstruação usam-no de forma continua, sem esse intervalo a menstruação extingue-se, há controvérsias dos especialistas os efeitos a longo prazo da prática, essa técnica é mais usada em casos de problemas clínicos no aparelho reprodutor. Se evidenciar qualquer alteração na menstruação o melhor a se fazer é relatar a seu ginecologista, que explicará a você a forma correta de lhe dá com a situação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.