Anorexia:Sintomas e tratamento

A Anorexia nervosa não é mais vista somente como um distúrbio alimentar. Hoje, a doença é analisada como complicação emocional e psicológica, associada principalmente a uma auto imagem negativa por parte da pessoa e as práticas de negação da comida e emagrecimento rápido.

A doença geralmente é provocada por uma determinação pessoal de alcançar certo padrão de beleza ou padrão físico corporal desejado. Também pode ser provocada pela necessidade de inserir-se em algum grupo social ou por pressões exteriores que obriguem psicologicamente a pessoa enquadrar-se nos padrões pressupostos.

anorexia: Sintomas e Tratamentos

Apesar de ser mais comum entre mulheres, a anorexia também pode acontecer em homens. Geralmente acomete-se durante a adolescência e no início da juventude.

Sintomas

É caracterizada pelo convencimento de sentir-se acima do peso mesmo estando muito abaixo desse, desnutrição, ciclo menstrual interrompido a três meses ou mais,  alimentação precária ou nula. Geralmente, alguns comportamentos como mover o alimento no prato invés de come-lo, ingerir diuréticos com frequência, fazer exercícios físicos e condições extremas, provocar vômitos entre outros, podem ser recorrentes nesses casos.

A desnutrição pode acarretar em centenas de efeitos em cada metabolismo. Em geral, a baixa imunidade e fragilidade que o corpo se encontra nessas situações podem acarretar em lesões mais facilmente perceptíveis e contágio de doenças com mais suscetibilidade.

Tratamento

A pessoa com anorexia pode ser tratada com acompanhamento psicológico. É primeiramente necessário que ela consiga reconhecer que está doente para depois começar um tratamento eficaz e favor de si mesma.

Esse tratamento consiste em aos poucos alterar a reeducação alimentar para que essa seja mais efetiva na nutrição do corpo. A diminuição dos exercícios físicos gradativamente e o corte de medicações diversas que por via das dúvidas a paciente esteja tomando para controlar o peso. Alguns tratamentos incluem o consumo de antidepressivos para ajudar no processo, porém só a medicação não é eficaz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.