Animais em extinção Mico Leão dourado

O Mico-Leão-Dourado como também é conhecido Saguipiranga, sauí vermelho ou sauimpiranga, é uma espécie de primata que acorre exclusivamente na mata atlântica brasileira na região do Rio de Janeiro embora alguns estudos apontem que exista clãs também na porção sul do Espírito Santo. Esses Micos pertencem a ordem dos Primates, da família  Callitrechidae, nomeado pela comunidade científica de  Leontopithecus rosalia e podem pesar até 800 gramas.  

 Mico-Leão-Dourado
Os Mico-Leões- Dourados é uma das espécies mais autenticas do nosso país, e corre grande risco de ser extinta.

Esses micos se organizam tradicionalmente em pequenos grupos fámiliares que podem variar entre dois e quatorze indivíduos, sendo mais comum a média de seis, cada grupo utiliza uma area que as vezes alcança 100 hectares, são territorialistas, em seu espaço não é aceita a presença de outros grupos de micos.  Nas relações internas prevalece a poliandria em menoscabo à poliginia. São seres onívoros com uma variação cardápio variado, contendo néctar de frutas, frutos, ovos, invertebrados e até vertebrados menores. Se caracterizam por ser altamente sociais, o que fica evidente no cuidados com a prole, depois da gestação, que dura em média 129 dias que tem como fruto geralmente gêmeos, tanto o pai quantos os filhotes mais velhões ajuda a cuidar dos recém nascidos durante todo seu desenvolvimento.

Os Mico-Leões- Dourados podem viver por até 12 anos em ambiente natural  podendo chegar a 15 em cativeiro, atingem a maturidade com 18 meses para fêmeas e 24 meses para machos. Os meses de Setembro e Março são mais propícios ao  acasalamento, contudo, a organização dos clãs é matriarcal, e apenas as fêmeas dominantes procriam, mantendo as demais coagidas e reprimidas por agressão. Após sete dias de nascido os filhotes são transferidos aos cuidados dos demais membros do grupo, maternidade se foca basicamente na amamentação.

Os Saguipirangas figuram como uma das espécies mais a serem extintas das matas brasileiras, e diversos fatores afluem para isso. Um processo que vem acontecendo desde a colonização portuguesas a mata Atlântica foi a mais afastadas pelo extrativismo e um paulatino desmatamento, originalmente recobria quase toda extensão costeira da Terra Brasilis, hoje resta apenas 5% da vegetação original, e mesmo com o viés ecológico adotado na defesa desses resquícios de mata, ela continua desaparecendo. Dentro desse contexto os Mico-Leões- Dourados ficam com o habitat cada vez mais reduzido, isso aliado, ao tráfico ilegal da espécie, processo de urbanização  aumento das áreas de agricultura e pastoreio, dizima essas papulações.

Dado a arriscada situação desses primatas, passaram a ser uma bandeira pujante entre os que lutam pelas causas ambientais, além disso, a mais de três décadas os micos vem sendo reproduzidos em cativeiro. Embora, tenha tido um exito relativo, também há uma constante tentativa de introduzir alguns dos animais cativos no ambiente selvagem, o que hoje nos gera um número de aproximadamente 2000 micos em habitat natural. Número ínfimo e preocupante, para o mantenimento na espécie.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.