Anabolismo e catabolismo exemplos

Suplementação para anabolismo
Suplementar quando necessário é muito importante para o estado anabólico

Quem está em uma academia e pretende ganhar massa muscular já deve ter ouvido nos corredores do local  palavras como anabolismo e catabolismo, sim são palavras bem frequentes no vocabulário dos praticantes de musculação principalmente. Elas regem os resultados da malhação no corpo e são de substancial importância para todos os tipos de atividade física.

Primeiramente temos que inteirar-mo-nos que essas duas são ações metabólicas  mas, o que é metabolismo ? Pode se entender por esse termo o processo pelo qual nosso organismo produz e modifica suas moléculas, transformações ocorridas desde o nível celular. Atualmente muita gente deseja intender seu metabolismo tentado encontrar jeitos ora de acelera-lo ora de diminui-lo.

Sabendo um pouquinho sobre o metabolismo já podemos entender o que se concebe por anabolismo, este é assim especificado como o processo em que moléculas formam compostos, para que isso aconteça nosso organismo deve estar dotado dos nutrientes necessários, traduzindo isso para a musculação, quando você encerra o seu treino e faz uma suplementação ou a própria alimentação adequada capacita o seu organismo que tendenciará a desenvolver a musculatura. Um dos principais formadores da musculatura humana é a proteína  e o anabolismo tem entre seus mecanismo, por exemplo, a síntese proteica através de aminoácidos, por conseguinte, a um crescimento e definição muscular.

Se o anabolismo causa crescimento o catabolismo é o efeito inverso, já vou explicar porque, quando você vai realizar seu trino sem energia suficiente seu corpo precisa retira-la de algum lugar, e por isso que ele ataca suas próprias reservas, principalmente de aminoácidos e glicose. Assim em vez de construir o corpo destrói as moléculas pré-existentes. Um exemplo é o que o corpo faz com a proteína dos músculos  quebrando os aminoácidos e utilizando-os em outras atividades do ser o que reverberá na perca de musculatura.

Algumas coisas podem contribuir para que seu corpo não caia em estado catabólico e entre permaneça em anabolismo, entre elas, uma boa alimentação, rica em proteína, gorduras boas e carboidratos de cadeia ramificada, e se necessária, suplementação; treinos não muito longos e boas noites de sono, no minimo 8 horas diárias. Quer entrar em estado catabólico é só fazer o inverso do que disse acima e complementar com a ingestão de bebida alcoólica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.