Alteracao na cor da menstruação

preocupação feminina
A menstruação levanta dúvidas que sempre aflige a mente da mulher

O período menstrual é uma fase do ciclo que o organismo feminino realiza afim de assegurar a fertilidade da mesmo, apesar  saberem disso algumas mulheres tem circuitos menstruais irregulares o que germina em seu imaginário uma série de dúvidas para com seu próprio corpo.

Propomo-nos a elucidar um desses questionamentos, as causas da alteração na cor da menstruação:

Basicamente o que acontece dentro do sistema reprodutor feminino na menstruação é a descamação das paredes do útero que deixa vasos sanguíneos expostos, por isso o sangue, é nesses tempos também que o corpo descarta as os ovulocitos que não foram fecundados no período fértil, com isso o corpo se prepara para para produzir novos óvulos e uma nova etapa  fértil  A primeira menstruação feminina é conhecida como menarca e pode acontecer ainda na infância a partir dos nove anos.

Normalmente o ciclo menstrual se altera de mulher para mulher e o sangue é claro, vivo e inodoro, no entanto, o corrimento as vezes pode vim com uma tonalidade escura e odor ruim, fato que pode ser causado ou servir de alerta para  várias coisas.

É comum no início e no fim da menstruação, a mesma descer mais densa, nesses casos a cor mais intensa pode não significar nada, contudo, é bom se atentar, há vírus e bactérias que causam diferenciação na cor e no cheiro do corrimento então a coloração pode ser um sinal de DST; há  ainda a possibilidade ser uma reação do corpo a mudanças hormonais causadas pela troca de anticoncepcional; início de gravidez, onde um processo chamado nidação é muito confundido com a menstruação; alguma ferida ou patologia no sistema reprodutor.

Quando evidenciar alguma coloração anormal na tonalidade do corrimento menstrual o melhor que se tem a fazer é marcar para o quanto antes uma consulta no ginecologista, ele fará os exames cabíveis e diagnosticará o que se passa dentro de você. Negligenciar pode dar espaço para o afloramento de uma enfermidade maior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.