Alisadores de cabelo cuidados e perigos

Em função da beleza estética, diversos recursos são disponibilizados no mercado estético para deixar as pessoas com uma maior auto-estima, mas o que poucos sabem é que alguns desses produtos possuem várias substâncias que podem ser prejudiciais a saúde, tal como nos métodos químicos alisadores, sendo os mais comuns as escovas progressivas, definitivas e gradativas.

O formol é um dos principais componentes vistos nesses produtos. Sua venda é proibida desde o ano de 2009 pela Anvisa após a morte de uma mulher que morava no estado de Goiás após a realização da escova progressiva. Após algumas análises, cientistas perceberam que essa substância pode intoxicar o ser humano, levando-o até mesmo a óbito.

A base desse componente é o formaldeído que está presente em alisadores, perfumes e esmaltes. Essa substância já é considerada como um fator cancerígeno pela Organização Mundial da Saúde, mas muitos ainda fazem sua venda ilegal no mercado.

Escova com formol

Perigos do formol

O formaldeído entra no organismo pelas vias aéreas e pela pele. Pelo método alisador com formol ser utilizado com frequência, a sua alta concentração faz com que formem células que com o seu grande acúmulo podem vir a causar tumores no indivíduo. Além disso, ainda dissolve as proteínas do corpo e pode ainda provocar  inflamações nasais e/ou em outros órgãos até atingir os pulmões.

Principais sintomas e alerta

Mucosa;

Tosse frequente;

Falta de ar;

Doenças infecciosas;

Menor imunidade;

 Coceira;

 Ardência;

 Manchas vermelhas no couro cabeludo.

Riscos

Os maiores riscos que o formol proporciona são para as pessoas que os manipulam, mas também conseguem afetar o usuário. Quem faz a o processo alisador no cabelo de outras pessoas, corre um grande risco em ter doenças relacionadas as vias aéreas e no pulmão, já os que aderem a esse processo, além de poder ter essas doenças, poderão ainda ter sua pele e seu couro cabeludo atingido pela substância.

Cuidados

 A permissão da Anvisa em relação a taxa de formol nesses produtos é de apenas 0,2%, portanto, fique atento pois nem todas as mercadorias respeitam essa norma;

 Se a manipulação desse produto for inevitável, utiliza luvas para a aplicação e uma máscara – tanto em quem irá fazer o alisamento quanto em quem irá recebe-lo;

 Procure sempre fazer procedimentos estéticos que tenham aval da Anvisa e do Ministério da Saúde;

 Opte por tratamentos capilares com substâncias naturais;

 Assuma seus cabelos naturais e evite ao máximo produtos químicos;

 Caso desejar alisar os cabelos, opte pela escova normal e a chapinha.

Curiosidade

O formol é um componente tão forte que é responsável pelo impedimento da decomposição de cadáveres juntamente com o fenol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.