Alimentos saudáveis e industrializados

A alimentação é um fator essencial para a vida humana, ela disponibiliza os níveis de nutrientes que o corpo necessita para realizar um bom desenvolvimento e manutenção. Ter bons hábitos é extremamente importante e por isso saber determinadas informações sobre esse contexto é tão relevante.

Dentre a complexidade de alimentos encontrados no mercado, um dos que mais geram discussões são os industrializados, além de não serem naturais, possuem elevadas taxas de corantes, conservantes, aromatizantes, estabilizantes e outras variadas substâncias que ajudam a promover mais validade a sua estrutura, além de uma excelente aparência, gosto e cheiro.

Por serem processados, as suas propriedades não são tão benéficas para o consumo, principalmente se a sua ingestão for praticada em elevada escala, processo que pode vir a provocar ganho de peso e vários problemas de saúde como a obesidade, colesterol alto, retenção de líquido, diabetes, etc.

Alimentos saudáveis e industrializados
Alimentos enlatados.
(Foto: Reprodução)

Mesmo deliciosos, esses alimentos devem ser evitados. Suas composições articulam altos níveis de açucares, gorduras e sódio, características que geram danos internos e externos. Portanto, é essencial diminuir o consumo desses componentes e quando for aderi-los, analisar qual é o “menos prejudicial”, analisando também as informações disponibilizadas em suas tabelas nutricionais, enfatizadas na embalagem.

Como manter uma boa alimentação?

A melhor forma de comer bem é optando pelos alimentos naturais, de preferência os orgânicos, pois não possuem agrotóxicos. A variação da dinamização desses produtos é essencial, assim como as particularidades à seguir:

» Se alimentar a cada 3 horas;
» Beber bastante líquido;
» Mastigar bem;
» Comer com calma;
» Deixar as refeições sempre coloridas;
» Não exagerar nas quantidades;
» Elevar o consumo de frutas, legumes, verduras, proteínas, fibras, oleaginosas e alimentos integrais.

Dica importante

A prática de bons hábitos alimentares articulados com a execução de exercícios físicos diários produz muitos benefícios para a saúde e a estética humana, como a sensação bem-estar, uma maior autoestima, longevidade, prevenção de enfermidades, mais energia, disposição e resistência física, perda de peso, ganho e definição muscular, etc.

Atenção: Caso sinta necessidade, procure ajuda de um nutricionista e peça dicas de como se alimentar corretamente, de acordo com o seu biotipo físico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.