Alimentos que reduzem o colesterol

Um dos principais problemas de saúde de inúmeras pessoas está no alto nível de colesterol, quando está com taxas elevadas aumentam o risco da pessoa desenvolver uma arteriosclerose, uma doença grave que vai acometendo o organismo de maneira silenciosa. Com arteriosclerose, as artérias são obstruídas, culminando infartos e acidentes vasculares cerebrais, o AVC. Esse problemas pode ser prevenido através da alimentação, que feita de maneira correta inibe o aumento do colesterol.

Médicos e especialistas, afirmam que os alimentos ricos em fibras, são mais cogitados para evitar o colesterol ruim. São recomendados cerca de 30 gramas de vegetais folhosos, frutas com casca e cereais integrais diariamente. Além de evitar o aumento do colesterol, também ajudam a diminuir as taxas. Outros alimentos saudáveis também promovem essa redução, além de contribuir com outros benefícios para todo organismo.

Confira os principais alimentos capazes de diminuir o nível de colesterol:

cereais no combate do colesterol
Aveia e Linhaça
  • São cereais fontes de fibras, que colaboram para diminuir os níveis de colesterol e triglicérides do sangue, cada qual com suas propriedades. A aveia com sua beta-glucana, fibra solúvel e a linhaça com a grande quantidade de ômega 3, que também ajuda a aumentar o colesterol bom – HDL.
Peixes ajuda no combate do colesterol
Peixes
  • Fontes de ômega 3, controlam o colesterol e os triglicérides, inibindo a criação de plaquetas, o que não coagula o sangue, e evita problemas com tromboses e doenças cardiovasculares.
Castanhas ajuda no combate do colesterol ruim
Castanha-do-pará
  • Essa oleaginosa auxilia na prevenção das doenças cardiovasculares, pois seus ácidos graxos insaturados ajudam a diminuir as taxas de triglicérides e colesterol total no sangue.
Fitosteróis
Fitoesteróis
  • Tem como fontes os alimentos – feijões, abacate, legumes, nozes, semente de girassol, cremes vegetais, iogurtes, leite, canola, verduras, trigo e milho. Por conterem substâncias semelhantes ao colesterol, fazem com que o mesmo seja menos absorvido, uma vez que são pouco absorvidas pelo intestino. Sendo assim diminuem os níveis no sangue.
Suco de uva  ajuda no combate do colesterol
Suco de uva
  • O natural é mais eficaz, onde se obtém a substância chamada resveratrol, que age como forte antioxidante redutor do colesterol.
Soja ajuda no tratamento do colesterol
Soja
  • Possuiu isoflavonas, propriedade esta que atua como efeitos protetores sobre as doenças cardiovasculares, reduzindo os níveis do colesterol, aumentando o HDL e diminuindo o LDL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.