Alimentos provocam cólicas amamentação

A amamentação é  fundamentais para o desenvolvimento do bebê. Mas é necessário que esse período seja plena para que ambos os envolvidos sejam beneficiados, portanto, faz-se importante seguir algumas orientações básicas como a prática do ato e seus cuidados, isso para que tudo ocorra de forma correta.

O leite materno, fase primordial para o desenvolvimento.

A própria alimentação é fator de influência na qualidade do leite materno, mas seguindo as instruções de profissionais, o aleitamento materno será completamente fundada em prol do bebê. Isso porque o leite materno é o alimento ideal e mais adequado ao bebê, principalmente entre 4 a 6 primeiros meses de vida. Além de conter inúmeras substâncias próprias para o seu desenvolvimento, ainda age como um calmante natural.

Até mesmo a dentição, junto ao crescimento da mandíbula do bebê são estimuladas com a amamentação.

Ele consegue falar anos por causa da posição correta da língua que aprende quando está mamando. Sabendo de todos e outros infinitos benefícios adquiridos a partir da amamentação, a mãe precisa tomar alguns cuidados para que esse processo não seja prejudicado por causa de hábitos alimentares.

A cólica é um dos indícios de que o bebê pode estar sofrendo consequências de uma alimentação incorreta durante a amamentação. Seu choro é o principal indicativo, especialmente quando ainda é recém-nascido, pois os mesmos pouco reagem dessa forma se não houver um problema mais evidente. Lembrando que existem algumas exceções, ou seja, não necessariamente a cólica é provocada por causa da amamentação.

No entanto, enquanto estiver no período de amamentação, é recomendável evitar fazer o consumo de alguns alimentos. Mesmo sem a comprovação científica, alimentos como os leite de vaca, feijão, brócolis, repolho, cebola, ovos e outros alimentos cítricos, podem causar cólicas no bebê. Pode ser que ocorra, mas para comprovar essas teses, o ideal é fazer um teste, e verificar se as dores diminuem com ao abster-se dos alimentos consumidos.

Alimentação saudável
Ter hábitos alimentares saudáveis contribuem para uma amamentação e saúde da mamãe.

Alguns medicamentos, também podem ocasionar cólicas no bebê assim como o consumo de nicotina e álcool, portanto, devem ser evitados ao não ser no caso de medicamentos prescritos pelo médico. Manter uma alimentação correta implica em fazer um dieta semelhante a realizada enquanto ainda estava na gestação, única diferença está na quantidade superior de nutrientes e calorias, pois o gasto de energia se eleva.

O recomendável é evitar alimentos estimulantes, como café, refrigerantes, chocolates, e alimentos gordurosos, passando a alimentar-se de pães, arroz, cereais, massas, além de manter uma alimentação variada, rica em frutas, verduras e hortaliças, pois será ótimo para a saúde materna e também da criança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.