Alergia de pele

Um dos órgãos do corpo humano mais que mais sofrem agressões externas, justamente por encobrir todo o corpo humano. Essa armadura, é constituída por três camadas, a epiderme, camada externa que tem a função de proteger contra os agentes agressivos, a derme, camada intermediária onde estão os vasos sanguíneos, e a hipoderme, camada esta mais profunda formada por células de gordura que auxiliam na supressão de necessidades calóricas.

Apesar de ser preparada para proteger o corpo, a pele é bastante sensível ao que diz respeito aos estímulos sensoriais, mesmo na regulagem da temperatura corporal. Ter a função de barreira contra ataques de microrganismos, a pele acaba se sujeitando a diferentes agressões, ainda consegue manter o organismo hidratado, através das glândulas sebáceas que secretam uma substância capaz de evitar que a água presente no corpo se evapore.

No entanto, quando a pele é exposta a determinadas substâncias, pode desenvolver reações de fundo imunológico. A pessoa passa então a ter reações alérgicas o entrarem em contato com agentes irritantes como alguns produtos de limpeza, giz, alguns metais utilizados em acessórios, tecidos sintéticos e cosméticos, luvas de borracha, curativos e elásticos, entre uma série de itens. Umas das causa mais evidentes da alergia é a hipersensibilidade que muita pessoas possuem em relação a algumas substâncias.

Reação alérgica
Coçar a região da alergia com vigor, pode aumentar o estímulo nervoso e ainda ferir a pele.

Dentre os sintomas alérgicos, estão presentes inchaço, pápulas, vermelhidão, urticária, coceira e até rachaduras da pele. Os locais com maior índice de acometimentos são as mãos, pés, braços, rosto e pescoço, por estes terem maior contato com diferentes substâncias quase que todos os dias. Lembrando que nenhuma parte do corpo é imune a uma reação alérgica, isso dependerá do contato, do tipo de substância que se envolve e o nível de sensibilidade que se tem com a mesma.

A alergia possui ainda duas diferentes conotações que envolvem reações distintas. Quando a reação da pele ocorre devido o contato com um alérgeno, substância capaz de causar alergia, a mesma é chamada de dermatite alérgica de contato. Mas se a reação da pele ocorre devido contato com substância áspera, ela é chamada de dermatite irritante de contato e não significa que seja uma alergia ligada ao sistema imunológico.

O diagnóstico deve ser feito pelo médico dermatologista, que irá determinar através de testes de contato, a causa da alergia. Um dos testes utiliza-se os produtos que a pessoa mais ficou exposta, para que sejam feitas leituras sobre as possíveis manifestações. Dentro do tratamento estão inclusos, medicamentos via oral ou injetável, pomadas, spray ou cremes de corticoides para uso tópico e associação de ambos, além de evitar contato com a substância que provocou a alergia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.