Alergia a leite: Sintomas, Diagnóstico e Tratamento

A alergia ao leite de vaca e a produtos derivados dele ocorre normalmente quando se é criança. Esse processo se dá pois o organismo rejeita a proteína desses produtos e quando ingeridos podem provocar graves doenças e causar até mesmo o óbito.

Esse tipo de alergia é curada entre os 3 ou 4 anos de idade. Antes desse período, a criança deve receber um rigoroso tratamento, onde o leite e todos os seus derivados tem que ser cortados da alimentação.

Sintomas

Os sintomas aparecem logo que o bebê entra em contato com o leite ou qualquer derivado.

* Prisão de ventre;

Alergia ao leite de vaca

* Diarreia;

* Dores abdominais;

* Gases;

* Irritabilidade;

* Cólicas;

* Refluxo;

* Vômito;

* Emagrecimento;

* Urticária;

Coceira e vermelhidão na pele.

Diagnóstico

Esse processo é realizado através de uma observação clínica com a criança e da análise de toda a sua alimentação. Se dá a confirmação desse processo quando os médicos retiram todos os tipos de alimentos que possuem leite da criança durante 4 semanas para ver se os sintomas desaparecem e logo em seguida eles colocam os alimentos de volta a alimentação para visualizar os efeitos.

Tratamento

A melhor forma de realizar o tratamento é deixar de consumir tanto o leite como qualquer alimento que o tenha em sua composição até os 3 á 4 anos de idade, pois somente a partir desse período a criança começa a ter mais tolerância a proteína desse composto, deixando aos poucos de ter a alergia.

Nesse processo, o pediatra ainda poderá receitar alguns medicamentos para controlar os sintomas da alergia.

Curiosidade

É importante ressaltar que a alergia ao leite é diferente da intolerância a lactose. Na alergia, o sistema imune da criança rejeita a proteína do leite e na intolerância a lactose, seu organismo não consegue digerir uma parte do leite, causando distúrbios gastrointestinais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.