Alergia a lactose bebê

A alergia ou a intolerância a lactose se trata da incapacidade do organismo digerir ou absorver o açúcar presente no leite e em seus derivados. Alguns bebês e indivíduos tem essa enfermidade porque possuem porções insuficientes da enzima lactase (responsável por fazer a digestão dos componentes do leite) no corpo.

A maioria dos bebês que nascem prematuros possuem “alergia ao leite e seus derivados” porque demoram certo tempo para começarem a produzir as quantidades necessárias de lactase no organismo. No geral, essa intolerância se dá com mais frequência em crianças com mais de 5 anos de idade e raramente em bebês.

Diagnóstico

O diagnóstico do paciente é realizado através da sua observação, testes comprobatórios.

Sintomas e tratamento para a intolerância a lactose em crianças.
Bebê com intolerância a lactose.
(Foto: Reprodução)

Sintomas

Cólicas;

Gases;

Diarreia;

Náuseas;

Perda de peso visível;

Queda do crescimento;

Inchaço na região do abdômen;

Desenvolvimento mais lento que o normal.

Tratamento

É muito importante que a intolerância seja descoberta logo em seu estágio inicial, para que não sejam causados tantos danos ao organismo do bebê, que ainda é muito frágil.

O tratamento em bebês e crianças só deve começar quando a intolerância for constatada, pois somente o médico saberá quais serão as melhores formas de cuidar do paciente.  Nos casos em que a alergia é mais leve, o profissional costuma passar uma dieta com baixa lactose, já nos mais graves a dieta é restrita para essa substância.

AVISO: Lembre-se, sempre, de conferir o rótulo dos alimentos para saber se possuem ou não algum tipo de lacticínio. Nunca medique o bebê por conta própria, isso poderá agravar ainda mais sua saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.