Agente de organização escolar

No mercado de trabalho, ainda é comum existir dúvidas sobre a função de um agente de organização escolar, profissional este que se mantém presente em instituições educacionais. Em quase todas as atividades realizadas no âmbito escolar, há participação do agente de organização.

Entre suas funções está a responsabilidade de dar suporte às ações da secretaria da escola. Desde os detalhes da área administrativa, até mesmo cuidar de temas ligados a vida funcional dos professores, assuntos de RH e etc. Portanto o cargo necessita de muita responsabilidade, pois lida com decisões o tempo todo. Ainda pode coordenar outros agentes caso tenha como competência um cargo mais superior.

profissinoal  da escola
O agente de organização escolar é o responsável por dar suporte às ações da secretaria da própria instituição educacional.

O agente de organização é capaz de orientar os estudantes a cerca de todas normas relacionadas a comportamento, além de auxiliar na integração entre a comunidade e a escola, fator fundamental para aumentar o nível de aprendizado do alunos.

Outras atribuições são mais específicas do funcionamento burocrático da instituição, como atualização de arquivos cadastrais e até mesmo desenvolver de propostas pedagógicas, relatório de ocorrências sobre conduta do educando e etc.

Geralmente, o cargo é adquirido a partir do concurso público. No estado de São Paulo por exemplo, cerca de 300 mil pessoas se inscreveram no último processo seletivo para o cargo. Por causa da função ampla, é bom que os candidatos tenham conhecimento e habilidade em diferentes áreas – secretaria, atendimento ao público, arquivologia, controle de fluxo de pessoas, entre outros requisitos.

Muitos profissionais da educação, afirmam que o cargo de agente de organização escolar, é de tamanha importância para instaurar um padrão de boa qualidade de ensino, sendo assim uma função essencial na escola. O agente se propõe a desenvolver atividades, realizar trabalho de digitação, efetua registros de informações importantes e atualiza os cadastros pertencentes a rotina escolar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.