Adolescentes podem malhar? Idade ideal

Para manter uma excelente saúde, ter uma estética favorável e mais qualidade de vida, nutricionistas, esportivas e outros profissionais afirmam que os exercícios físicos e a alimentação adequada devem caminhar juntas todos os dias, isso porque ambas particularidades produzem efeitos vantajosos para toda a estrutura corporal.

A prática de atividades aeróbicas e musculação, oferecem inúmeros benefícios, como:

  • Emagrecimento
  • Equilíbrio e ganho de peso
  • Resistência física
  • Crescimento e definição muscular
  • Mais disposição
  • Melhoras visíveis no condicionamento dos seus praticantes

Executar esses exercícios exige concentração, habilidades, conhecimento, força, postura e respiração correta, sendo estes alguns dos motivos que fazem com que a sua efetuação seja ministrada por profissionais experientes do ramo, podendo ser encontrados em academias, centros de esportes e de lutas.

Qual idade estipulada para começar a malhar?

Idade ideal para começar a malhar
Tênis: uma das modalidades de esportes coletivos.
(Foto: Reprodução)

Não existe uma idade correta a se destacar, mas os médicos indicam que essa prática só seja articulada por adolescentes após os 14 anos de idade, essa é a fase em que seus organismos estão em maior desenvolvimento e crescimento. As avaliações e orientações físicas são imprescindíveis nesse período.

O treinador responsável por cada aluno, costuma ter em mãos uma listagem de restrições e indicações em relação aos exercícios físicos, aparelhos, pesos, séries, modalidades entre outros fatores que serão ministrados para realização assim que a matrícula na academia for concluída.

É muito importante que todos os comandos viabilizados por esses profissionais sejam respeitados para que danos nas articulações, musculaturas, tendões e nervos não se manifestem a curto, médio ou longo prazo.

Recomendação

O foco principal nesta idade é retirar os adolescentes do sedentarismo, por isso, a musculação não deve ser considerada como o ponto mais relevante de treinamento, mas sim os esportes coletivos, porque além de trabalharem toda a estrutura corporal, ainda promovem a sua maior socialização.

Atenção!

Em casos de crianças ou adolescentes com problemas de saúde, como excesso de peso ou obesidade, os exercícios podem ser prescritos antes dos 14 anos, mas costumam ser bem mais leves do que os executados por adultos e desportistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.