Adenoide nasal: Sintomas,Tratamento e Cirurgia

As Adenoides, também denominadas de tonsilas faríngeas, são glândulas formados por tecido linfoide localizado pertencente a anatomia do nariz, mais precisamente na região de divisa entre a garganta e a cavidade nasal, acima do palato,  elas podem aumentar ou diminuir seu tamanho conforme por um uma série de fatores e é muito confundida frequentemente com a chamada carne esponjada, da a sua semelhança.

A função primaz da  Adenoide é produzir antianticorpos e linfócitos esses que atuam especificamente no combate a agentes patógenos que possam vir a atacar as vias respiratórias. Nascemos com um par de Adenoides, que atinge um o seu ápice evolutivo entre os cinco e seis anos de idade, depois disso passa por um processo de regressão até a adolescência, chegando a desaparecer idade adulta. No entanto em alguns casos as glândulas apresentam um processo de crescimento anormal, obstruindo o canal respiratório exigindo que  individuo a respirar pela boca.

adenoide
Grande parte das vezes, quando diagnosticada as adenoides grandes é recomendada a remoção cirúrgica das mesmas.

É importante intender que é um equivoco dirigir-se a adenoide como um problema, segundo especialistas o problema está no crescimento exacerbado dessa, que causa o que é clinicamente conhecido como hipertrofia das adenoides. Outro fato curioso é que a adenoide não é considerada imprescindível, a remoção cirúrgica das mesma não imprime  grandes impactos a saúde da pessoal.

Sintomas 

Na maioria das vezes o desenvolvimento hipertrófico da adenoide é resultante da sucessivas infecções de garganta, que acometem em adenoidite, surgindo ao lado de outros males inflamatórios com faringite e amidalites. A recorrência de problemas no aparelho respiratório faz com que as adenoides passem a oferecer abrigo os corpos estranhos, que atacaram em outros momentos. Na maioria das vezes elas  desinflama sozinha, no entanto pode acontecer delas sofrerem uma hipertrofia permanente, o que gera alguns sintomas que listaremos a seguir:

➩Ronco

➩ Apneia do sono

➩Inquietude ao dormir

➩coriza

➩voz anasalada

➩sensação de ouvido entupido

➩respiração com barulhos

➩dificuldades para deglutir

➩irritabilidade e fadiga constantes

Com é possível perceber grande partes dos indicativos da doenças são perceptíveis durante o sono, isso é explicado por que quando nos dormimos a musculatura das vias vias aéreas relaxam,diminuindo ainda mais o espaço para que o ar entre pelas narinas. A irritabilidade e fadiga são sintomas adjacentes, isso porque, sua ocorrência é decorrente das noites mal dormidas.

As crianças com hipertrofia adenoideana pode sofrer também com deformação da arcada dentária e na forma da face, ao longo do desenvolvimento o individuo tende a ter o rosto mais alongado, dentes frontais mais avantajados, porção superior do lábio curta, e cavidades nasais empinadas. Observe também se o individuo tem dificuldades para escutar e ganhar peso.

Tratamento 

Para constatar se a criança sofre com adenoides grandes é preciso consultar um médico, o diagnóstico pode ser feito através de uma radiografia do nariz ou pelo exame de nasofibrolaringoscopia. Na maioria dos casos é indicada a cirurgia para remoção das estruturas, a chamada adenoidectomia. O procedimento é feito sem necessidade de incisões externas e as dores do pós operatório quando existem são mínimas.

Nos primeiros meses após a adenoidectomia recomenda-se o acompanhamento de um fonoaudiólogo para que os resultados a intervenção sejam ainda mais satisfatórios. Caso seja recomendada a operação não rechace a ideia, os problemas resultantes da adenoide hipertrofiada são muitos e prejudicam a vida do doente em vários âmbitos, não permitido que ele alcance a plenitude em seu desenvolvimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.