Aconselhamento Psicológico na Gestação Parto e Pós-parto

O período gestacional mexe muito com as cargas emocionais das mulheres, fator que pode vir a promover algumas disfunções em seu estado mental, além dos incômodos que o crescimento e desenvolvimento proporciona a toda estrutura corporal.

Por essas e outras razões, o pré-natal é essencial durante a gravidez para prevenir prejuízos que se apresentem provocando danos a saúde da mamãe e do bebê. Uma das particularidades que vem sendo bastante articuladas nesse meio são os acompanhamentos psicológicos e psicoterápicos pré e pós-parto.

Ambos processos auxiliam as mulheres a se preparar para ser mãe e como deverão lidar com isso após o nascimento do seu bebê, promovendo a diminuição da ansiedade, dos sentimentos de angústia, medo, insegurança, estresse, entre outros sintomas que costumam acometer as gestantes.

Aconselhamento Psicológico na Gestação Parto e Pós-parto
Mulher em fase gestacional e pós-parto.
(Foto: Reprodução)

Esses aconselhamentos são muito produtivos, sendo indicados na maioria das vezes para as mulheres que:

Não planejavam a gestação;
Estão com baixa autoestima e sentem feias fisicamente durante o período gestacional;
⇒ Sofrem ou já sofreram de distúrbios emocionais (como a depressão);
⇒ Engravidaram na adolescência;
⇒ Possuem riscos na gravidez;
⇒ Sofrem de algum tipo de perturbação psicossomática;
⇒ Já perderam bebês em tentativas de engravidar;
⇒ Estão passando por períodos difíceis em sua vida;
⇒ Sentem tristeza, estresse, ansiedade e/ou melancolia pós-parto.

O que fazer?

Assim que a gestante começar a sentir tais desconfortos, a ajuda médica deverá ser procurada, um diagnóstico preciso do seu caso deve ser promovido, analisado e tratado de acordo com o grau encontrado da sua saúde atual.

Muitas mulheres utilizam dessas consultas psicológicas como desabafos, onde se sentem confortáveis em falar sobre suas vulnerabilidades, conseguindo o apoio que necessitam para se sentirem mais confiantes e menos preocupadas com os problemas que poderão surgir dessa fase em diante.

Observação!

As gestantes necessitam de muitos cuidados e atenção, principalmente porque tudo o que comem e sentem são transferidos para o bebê, inclusive as emoções.

Caso conheça alguma moça que esteja passando por um momento difícil assim, fique o mais próximo que puder, indique que ela procure ajuda de um profissional da área da saúde e não deixe que nenhum transtorno prejudique a sua saúde e a do seu filho!

Dica

Esses acompanhamentos também podem ser ministrados ao (pai e mãe) e são considerados vantajosos àqueles parceiros que enfrentam aborrecimentos no relacionamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.