Abiogênese e biogênese: Geração Espontânea, Experimento de Redi e Resumo

Desde sempre os seres humanos especulam sobre as formas com que se deu o surgimento da vida no planeta, a princípio pensada por uma ótica cosmogônica, mas  novas propostas foram surgindo principalmente no século XVIII, período marcado pelo florescimento da razão,  refutando essas ideias propondo teorias e hipóteses pautadas na cientificidade, ideias nem tão pioneiras assim,  Aristóteles já havia cogitado-as.

Nesse primeiro momento ganhou força entre cientistas e pensadores a Teoria da Geração Espontânea ou Abiogênese, apoiada por nomes como Isaac Newton e Descartes, essa concepção permaneceu viva até meados do século XIX como uma argumento pertinente. Segundo essa corrente acreditava que os organismos vivos podiam brotar espontaneamente a partir da matéria orgânica, ou seja, estruturas vivas brotariam de não vivas, em podiam gerar descendência mimética a eles.

sapo
A Teoria da Geração espontânea pregava que os sapos surgiram a partir dos pântanos

Jan Baptista van Helmont, médico que viveu entre 1577 e 1644, criou uma receita que visava dar gênese a ratos a partir de vestes velhas e grãos de trigo, envolto em provar sua teoria ele talvez tenha desconsiderado que os roedores eram atraídos pelo ambiente convidativo e não surgiam dele. As poucos foram surgindo questionamentos a esse tipo de pensamento, dando lugar a uma nova hipótese, a biogênese.

Experimento de Redi 

Outro médico, o italiano Fracesco Redi, conseguiu contestar a teoria da geração espontânea através de experimentos.Seus estudos comprovaram empiricamente que as larvas não eram frutos dos cadáveres  e que na verdade eram uma das fases do ciclo de vida das moscas, que poriam ovos que depois se desenvolveriam na formas larvais.

Na prática Rendi colocou pedaços de cadáveres dentro de dois potes, um deles foi vedado com uma fina gaze, enquanto o outro foi deixado aberto, nesse último rapidamente se originaram as larvas, enquanto, o envolucro  permaneceu sem a ação dos organismos. Todo esses resultados obtidos foram transcritos em seu cosntructo Experiência Sobre a Geração de Insetos. 

Experimento de Redi
Experimento de Redi

Mesmo assim a teoria da abiogênese continuou tendo porta-vozes, como John Needhan que acreditava em uma força Vital que permitia a geração espontâneas dos seres animados. Realizando para isso experiências que vedavam o frasco, ao ponto de, segundo Needhan, impedir a geração de microrganismos externos e mesmo assim conseguindo obter vida. Teoria que logo foi derrubada pelo seu contemporâneo Lazzaro Spallanzani, mesmo assim em um golpe retórico Needhan conseguiu manter a legitimidade do seu discurso.

Louis Pasteur e a queda da Abiogênese

Na década de 1860, Louis Pasteur propôs um experimento que ruiu de vez com a ideia da geração espontânea, utilizado frascos com gargalos que lembravam a forma de um pescoço de cisne, e depositou dentro deles um caldo nutritivo. Em seguida esse caldo foi submetido a aquecimento até que a evaporação permitisse que a mistura se assentasse no gargalo formando um espécie de filtro de ar. Depois de alguns dias notou-se que a os filtros não permitiram o acesso dos microrganismos ao caldo.

Depois Disso Pasteur quebrou um dos gargalos e permitiu que o ar entrasse em contato com o caldo, com isso notou-se a rápida proliferação de microrganismos  estes que outrora estavam contidos no ar. Assim estava assentado de vez um novo paradigma a biogênese, que tem como axioma básico a afirmação de um ser vivo só pode surgir a partir de outro ser vivo.

Experimento de Pasteur
Experimento de Pasteur

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.