A pílula do dia seguinte altera o ciclo menstrual

Pilula de Urgência
A pílula do dia seguinte quando usada sem prudência pode representar riscos a saúde da mulher

A Pílula do dia seguinte é um método anticonceptivo de emergência e deve ser ministrado apenas em casos de estrema urgência  já que não é feito para ser utilizado frequência. Seu uso desordenado pode trazer ricos a saúde e ainda não é 100% confiável. Esse medicamento não protege a mulher para relações futuras, só serve para o coito desprotegido feito antes do uso da pílula em até 72 horas.

Quando se trata da eficiência desse produto varia muito conforme o tempo que você demora para toma-lo, se ingerir a pílula dentro de 24 horas após a copula as chances de falhas são bem pequenas, apenas 5%, se fizer o uso de 25 a 48 horas o risco de engravidar sobe para 15% e das 49 as 72 horas as chances aumentam significativamente, quase 50%. Os comprimidos podem vim de duas formas, cápsula de dose única ou duas pílulas, que devem ser usados com espaço de doze horas um do  outro.

A pílula do dia seguinte é um verdadeiro coquetel de hormônios  e entre seus efeitos principais está a inibição da ovulação, por conseguinte, ocorre atrasos no seu ciclo menstrual. Pode acontecer ainda outros efeitos colaterais como  náusea, dor de cabeça e dor na região mamaria. A melhor forma de prevenir contra possíveis sensações indesejadas do medicamento é antes de começar a utiliza-lo procurar o seu ginecologista.

É importante saber que a pílula não apresenta resultados satisfatórios em casos que a fecundação já ocorreu, pois, seu principal efeito é não deixar que o espermatozoide encontre o ovulo, quando isso já aconteceu e o zigoto começou a se formar e é bastante improvável que ela tenha alguma intromissão no processo. Por tudo isso nunca esqueça de usar a camisinha, ela é insubstituível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.