A partir de que idade as crianças devem começar a dormir sozinhas

Imaginar os pequeninos dormindo sozinhos é um grande desafio para os pais, principalmente em seus primeiros meses de vida, já que esse é o período que merecem um pouco mais de atenção e cuidados. Porém deixá-los sozinhos na hora de dormir é uma atitude que deve ser tomada o quanto antes, assim não se tornará um caos em um futuro bem próximo.

Os pediatras afirmam que o lugar da criança é na cama dela e no quarto dela, isso ajuda a criar sua independência mais rápido, diminuindo ainda os conflitos entre o casal, que perdem grande parte da sua liberdade e privacidade enquanto essa dinamização é articulada.

Segundo esses e outros profissionais, essa prática deve ter início assim que o bebê começar a mamar a cada 4 horas e conseguir dormir uma noite completa. Esse período é articulado entre o 4° ao 9° mês. É importante que esse prazo não seja ultrapassado, acima de 10 meses o pequenino já começa a estranhar os ambientes.

A partir de que idade as crianças devem começar a dormir sozinhas
Bebê dormindo com o pai.
(Foto: Reprodução)

Mas como fazer isso?

Existem múltiplas medidas que auxiliam esse processo, mas é necessário que os pais tenham muita paciência e seguridade nos primeiros dias, esse trabalho pode ser um pouco dificultoso. Acompanhe algumas dicas a seguir:

Decore o quarto da criança para que ela se sinta mais a vontade com o passar do tempo.

Deixe a preguiça de lado, nos primeiros meses será necessário levantar a noite para dar uma olhadinha no bebê. Reveze a tarefa com seu parceiro afim de evitar cansaço extremo, isso também ajudará a evitar conflitos entre o casal.

Deixe o bebê tranquilo antes de dormir.

Faça do dormitório do pequeno um ambiente silencioso, escurinho e aconchegante. Deixe apenas um abajur ligado para ficar mais fácil de ver a criança na madrugada.

Estipule um horário para colocar o bebê para dormir e também para as mamadas noturnas.

Conte historinhas ou cante para a criança antes que ela durma. Isso fará com que se sinta mais segura, deixando o “pegar no sono” mais divertido.

Os pais não devem ceder as manhas e vontades do pequeno, caso contrário tudo o que for praticado será em vão.

Assim que a criança começar a entender os comandos ditados pelos pais, faça com que eles sintam desejo em ter seu próprio cantinho e mostrem-nos o quanto seu quarto é agradável.

Dica

Enquanto o bebê estiver dormindo no quarto do casal, coloque o bercinho dele em uma posição onde poderá ser observado e não na cama, se isso for feito, mais trabalhoso será fazer com que ele fique sozinho posteriormente.

Observação

Não fique com peso na consciência nessa fase de adaptação. Essa prática será muito importante para toda a família. Caso a inserção desse hábito esteja sendo muito árdua, procure ajuda de um psicólogo ou pediatra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.