A partir de quantos meses um bebê pode viajar de avião

Viagens com  bebê de colo

As empresas aéreas permitem que bebês recém nascidos viagem de avião após o seu sétimo dia de vida, já os pediatras indicam que essas viagens sejam feitas apenas depois do vigésimo oitavo dia para que se houver alguma complicação haja rapidez em levá-los para o hospital – se necessário -, pois o bebê antes de completar um mês é considerado ainda neonatal.

Idade mínima recomendada

A melhor idade para viajar com bebês é após os 3 meses, pois esses 90 dias é o prazo em que a criança se imuniza, começa a se desenvolver e é o período com mais riscos de se adquirir uma infecção.

O horário noturno é o mais favorável para viajar com crianças menores que 5 anos, por que se torna mais tranquilo para eles pois é a hora em que dormem mais rápido e por um período maior de tempo. Ao alimentar as crianças e ao trocá-las, usar o mesmo procedimento que se tem em casa é a melhor solução, não as deixando sem comer em um intervalo maior que três horas e as trocando quando perceber que a fralda está suja. Se a viagem for muito longa e o bebê necessitar de um banho, é indicado o uso de lenços umedecidos para uma limpeza rápida.

Agasalhar bem as crianças e colocar um algodãozinho em seus ouvidos também é uma boa opção para não sentirem frio e nem sentirem dor de ouvido pela altitude que eles estarão. Levar alguns brinquedos e ler histórias ajudam a acalmar os pequenos para não deixá-los tão inquietos.

Bebê paga Passagem aérea ?

Mãe e bebê

Bebês abaixo de dois anos de idade pagam apenas 10% do valor equivalente de uma passagem de um adulto, desde que seja uma criança de colo e não ocupe nenhum assento – além de serem isentas da taxa de embarque -, já os bebês maiores de dois anos, pagam a taxa de embarque e a tarifa – ou uma porcentagem dela – sendo que o desconto pode chegar a até 50% dependendo da companhia aérea segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Documentos para Viajar com recém nascidos “Bebê”

Em viagens nacionais os documentos da criança devem ser levados, todos originais ou cópias autenticadas – inclusive o cartão de vacina – para melhor segurança do bebê. Já se o voo for internacional, além dos documentos originais ou cópias autenticadas e do passaporte, a criança deve obter o visto do país em que irá visitar e no caso de viajar só com a mãe ou só com o pai, ambos devem levar uma autorização escrita pelo companheiro com firma reconhecida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.