A obesidade na adolescência como um fator de risco para o câncer de intestino

Um dos transtornos que vem acometendo intensamente os adolescentes e provocando sérios danos a sua saúde física, psicológica e sentimental é a obesidade. Essa doença é compreendida como o acúmulo excessivo de gordura no corpo, onde o IMC (Índice de Massa Corporal), quando calculado, apresenta nível de sobrepeso – acima de 29.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) e outros órgãos de saúde do mundo estão cada vez mais assustados com a quantidade de público que se enquadram nesse distúrbio e como as crianças e os jovens estão sendo cada vez mais acometidos por ele.

Dentre os fatores de risco que a obesidade reproduz para os seus enfermos, o câncer de intestino é um dos mais alarmantes, porque essa formação cancerígena pode degradar a saúde do adolescente em pouco tempo, de acordo com os últimos estudos levantados pela Universidade de Harvard e o hospital da Universidade de Orebro, na Suécia.

A obesidade na adolescência como um fator de risco para o câncer de intestino
Adolescente comendo fast food.
(Foto: Reprodução)

A pesquisa das instituições foram efetuadas em indivíduos que tinham entre 16 à 20 anos de idade, onde 1% do total era obeso e 6,5% estavam acima do peso. Dentro do grupo analisado foi constatado 855 pessoas com câncer colorretal, onde os obesos possuíam 2,38 vezes mais chances de desenvolver a doença.

Esse tipo de tumor é considerado o terceiro mais comum no mundo, acometendo 1,4 milhões de pessoas por ano. O diagnóstico precoce dessa patologia é essencial para que outras complicações não surjam com o tempo, como o bloqueio do cólon, metástase, infecções, hérnia intestinal, necrose, isquemia, perfuração intestinal e óbito.

Essa descoberta também revela que o câncer de intestino pode estar associado ao estilo de vida que cada enfermo leva durante toda a sua infância até a transição para a adolescência, a fase jovem, adulta e idosa. Por isso, quanto mais novo o indivíduo estiver com elevados níveis de IMC, mais chances terá de desenvolver esse distúrbio entre os 16 e 20 anos.

Além do sobrepeso, outros fatores que podem propiciar o desenvolvimento desse tumor como:

» Sedentarismo;
» Tabagismo;
» Ingestão de bebidas alcoólicas;
» Mudanças genéticas herdadas e adquiridas;
» Consumo frequente de carne vermelha e gorduras;
» Manutenção de dietas pobres em fibras, folato e vegetais.

Curiosidade

O público masculino é o mais afetado pelo câncer de intestino, porque seus hábitos de vida costumam ser menos saudáveis do que o das mulheres.

Aviso!

As descrições dessa matéria são de inteiro uso para pesquisas. Para saber mais informações sobre o assunto, busque auxílio de um profissional da área da saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.