A importância do hormônio do sono na rotina

Ter boas noites de sono influencia muito na nossa saúde e bem estar, quando essa prática não é executada de maneira correta pode fazer com que alguns distúrbios acometam a estrutura corporal, tanto em relação a sua área física, quanto mental.

Segundo especialistas, o sono é extremamente importante para que a hipófase forneça a produção do hormônio GH (Growth Hormone), descrito como um dos principais estimulantes para o crescimento e manutenção do corpo, sendo essencial para todos os tipos de públicos, com mais relevância ainda para as crianças.

Existem ainda outras propriedades essenciais que auxiliam no melhor desempenho das funções vitais dos seres humanos, que se apresentam de acordo com cada fase do sono, como:

A importância do hormônio do sono na rotina
Criança dormindo.
(Foto: Reprodução)

⇒ Primeira fase: nesse momento a melatonina é liberada, fazendo com que o organismo fique sonolento.

⇒ Segunda fase: o sono vai ficando mais intenso, diminuindo os ritmos cardíacos e respiratórios, fazendo com que a musculatura fique relaxada e a temperatura corporal caia.

⇒ Terceira e quarta fase: a liberação hormonal de GH e leptina chega ao seu auge, fazendo com que o sono mais profundo seja induzido através da forte apresentação de cortisol que costuma ser contida no início da manhã seguinte.

⇒ Sono REM: momento em que a musculatura fica muito relaxada, proporcionando sonhos aos indivíduos, fazendo com que os ritmos cardíacos e respiratórios aumentem novamente até o despertar.

As cargas hormonais viabilizadas quando uma pessoa dorme são estimuladas pelo sistema nervoso, mais precisamente pelo hipotálamo, que fornece uma melhora na funcionalidade das glândulas corporais, promovendo a criação de um metabolismo mais saudável e bem disposto.

Pesquisas revelam que quase metade da população mundial já sofreu crises de insônia, disfunção que a curto, médio e longo prazo provoca sérios danos aos processos metabólicos e ao equilíbrio do organismo, deixando as suas dimensões mais propensas a obtenção de doenças (como diabetes, obesidade, hipertensão, etc), além de ocasionar envelhecimento precoce, alterações no humor e indisposição.

Para diminuir os efeitos dessa e de outras disfunções, profissionais da área da saúde viabilizam dicas para que as pessoas consigam dormir bem, como:

Comer alimentos leves durante a noite e manter uma alimentação equilibrada durante o dia.

Não consumir produtos que contenham cafeína a noite, essa propriedade se apresenta como um estimulante.

Deixar o quarto bem escuro, arejado e silencioso.

Evitar objetos de distração antes de dormir, como televisão, som, celular, etc.

Procurar dormir sempre no mesmo horário todos os dias.

Tomar um banho quente, se agasalhar e deitar ajuda a despertar a sonolência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.