A importancia da agua para os seres humanos

A água é com certeza o elemento mais importante para nós, seres humanos na Terra. A importância desse elemento vai além da simples manutenção de nosso próprio corpo. A importância da água atinge patamares gigantescos na evolução das espécies e na sobrevivência dela, como também inúmeros sistemas que ocorrem no planeta.

Importância da água
Importância da água

Em primeiro lugar, é importante saber que mesmo que nossa existência e formas de vida sejam baseadas no carbono, não é possível o surgimento de vida como a conhecemos sem a presença de água. As primeiras espécies que nasceram em nosso planeta desde seu esfriamento foram as espécies marinhas, pois o ambiente aquático fornecia condições ideais para o surgimento desta. Por esse motivo, a busca de vida em outros planetas envolve também a presença de água em estado líquido nesses planetas.

Sem a água não existiria vida
Sem a água não existiria vida

Além da evolução das espécies, é claro que os seres humanos também foram fruta da existência da água. O corpo humano é formado em sua totalidade, 70% por água. Até o mesmo o sangue que corre em nossas veias é formado quase que 90% de água, fora o fato de que a grande maioria dos minerais que precisamos são encontrados na água. Podemos sobreviver sem comida por algumas semanas, mas sem água, não é muito possível passar de 3 dias.

Nosso corpo é formado por 70% de água
Nosso corpo é formado por 70% de água

Se a manutenção do corpo e sua própria existência depende necessariamente da água, não seria justo deixar de lado uma importante utilidade da água. Tanto para criação dos animais como também para fazer com que as grandes plantações cresçam por todo o mundo e alimentem milhões de pessoas, a água é essencial.

Proveniente de alimentos para milhões de pessoas
Proveniente de alimentos para milhões de pessoas

Também para grande parte da energia que é produzida atualmente, e principalmente no Brasil, onde o potencial hídrico é muito bem aproveitado, as usinas hidroelétricas são uma das melhores formas de se produzir energia para suprir centenas de cidades. A força das imensas quantidades de água dos rios é suficiente para mover as enormes turbinas geradoras de energia.

Hidroelétrica Itaipu - Brasil
Hidroelétrica Itaipu – Brasil

Em geral, a água também é altamente utilizada para quase tudo o que os seres humanos desfrutam na terra. Desde a produção e o preparo dos alimentos, as produções industriais de todo o tipo, as ciências por traz dos medicamentos, a infinidade de diferentes bebidas disponíveis, a higiene corporal proporcionada pelos banhos e pelos produtos cosméticos e muitos outros.

Processos industriais também requerem água
Processos industriais também requerem água

É exatamente por esses tantos motivos – e outros provavelmente não pensados devido a infinidade deles – que é um tanto difícil imaginar a existência da vida e do ser humano sem a água. A água ainda é a reguladora da vida, o elemento essencial de propagação desta e também de seu surgimento, assim como tudo o que conhecemos e o que foi possível ser feito até os dias atuais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.