A história do Oscar

O Oscar trata-se de uma premiação realizada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas desde o dia 11 de Maio de 1927, fundada em Los Angeles, na Califórnia. Esse evento acontece uma vez no ano desde a década de 20, onde uma equipe de famosos apresenta as melhores atrações artísticas que aconteceram durante o ano, tal como os seus representantes e atuantes.

É considerada como uma das mais importantes e antigas cerimônias da categoria. O seu troféu é um dos mais cobiçados pelos cinematográficos do mundo, onde costuma ser entregue no Teatro Kodak, em Los Angeles. O troféu  é entregue aos que se destacaram no ano anterior em categorias como ator, atriz, diretor (realizador) ou cineasta, fotografia, música, roteiro ou argumento e melhor filme.

Em sua forma original, a academia contava com cerca de 36 membros e atualmente obtém cerca de 5.830 pessoas. O seu troféu para premiações mede cerca de 33 centímetros, pesando aproximadamente 3,85 quilos, banhado a ouro. Foi desenhado pelo diretor de arte Cedric Gibbons, tendo em sua estrutura um cavaleiro corpulento e desnudo, com os braços cruzados segurando uma espada, parado sobre um pequeno rolo de filme.

História do Óscar

Curiosidades

» A primeira premiação do Oscar aconteceu no dia 16 de Maio de 1929, no Hotel Roosevelt, em Hollywood, onde honrou todas as artes divulgadas nos anos de 1927 e 1928, sendo apresentada pelo ator Douglas Fairbanks e pelo diretor William C. DeMille. Tendo uma duração de 15 minutos com a distribuição de 15 estatuetas.

» A primeira cerimônia televisionada dessa premiação só aconteceu no ano de 1953 nos EUA. Somente em 1969 foi transmitida internacionalmente.

» Atualmente a transmissão da premiação dura cerca de três horas (ou mais), sendo vista por milhões de expectadores.

» Um dos pontos destaque dessa premiação são os look’s de alto corte e costura que os participantes vestem, sendo muitos elogiados e outros criticados pela mídia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.