A depressão causa dor física?

A depressão é classificada por muitas pessoas como um transtorno insignificante e se você é uma delas, está mais do que na hora de deixar essa concepção de lado, porque a sua manifestação é extremamente comprometedora e pode afetar a saúde dos indivíduos com muita intensidade.

Pesquisas revelam que a cada dez indivíduos que procuram ajuda médica, pelo menos um preenche boa parte dos requisitos manipulados para o diagnóstico desse distúrbio afetivo, psiquiátrico e crônico e na maioria das vezes, não fazem ideia de que os sinais demonstrados pelo seu corpo são evidências da piora do quadro.

Os sintomas mais intensos e exibidos pela depressão são os emocionais, como a tristeza profunda, perda de interesse em realizar atividades comuns e de lazer, choro fácil, culpa excessiva, baixa autoestima, irritabilidade, ansiedade, insegurança, apatia, etc.

A depressão causa dor física?
Mulher com dores de cabeça e no corpo.
(Foto: Reprodução)

Existem ainda as indicações físicas e psicológicas que podem promover malefícios constantes e extremamente desfavoráveis para o bem estar dos enfermos – sendo elas as grandes causadoras de dúvidas sobre o que realmente está acometendo o organismo -, como:

» Azia;
» Diarreia;
» Má digestão;
» Constipação;
» Flatulência;
» Dores de barriga;
» Pressão no peito;
» Dor de cabeça e/ou no corpo;
» Sensação de corpo pesado;
» Alteração de peso inexplicável;
» Dificuldade de concentração;
» Distúrbios relacionados ao sono;
» Alterações frequentes da líbido;
» Tensão na nuca e nos ombros.

Estudos demonstram que aproximadamente 69% dos sintomas da depressão são físicos, sendo boa parte deles acompanhados por espasmos e dores em alguma área da estrutura corporal. Parece ser algo inacreditável, mas os mecanismos do corpo são completamente interligados e se uma dimensão não funciona bem, consequentemente as demais sofrerão com isso.

O que fazer?

Todo paciente que apresente os itens destacados acima, juntamente com dores crônicas ou qualquer outra sensação inoportuna deve ser investigado para depressão, porque os sinais dessa doença variam muito de pessoa para pessoa.

Além disso, os seus desconfortos são muito parecidos com os de outras patologias clínicas, como a asma, o diabetes, a artrite, a fibromialgia e os desequilíbrios hormonais. A semelhança existente nesses casos reproduzem complicações significativas e podem afetar profundamente o sistema imunológico, fazendo com que o estado de saúde do paciente seja ainda mais difícil de tratar.

Aviso!

Os dados contidos neste artigo servem apenas para pesquisa. Se você está sentindo algo diferente emocionalmente ou no seu corpo ou vem constatando essas mudanças em uma pessoa próxima, busque orientação médica. Quanto antes esse apoio for promovido, menores serão os danos para a saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.