A crise do Império Romano: resumo completo

A Crise do Império Romano se deu logo no início do século III, onde foi influenciada pela desintegração do Império. Devido a forte expansão da época, o estado não estava mais conseguindo manter sua hegemonia político-administrativa com os povos que se encontravam em seu domínio. Nessa mesma fase, as riquezas cresciam com intensidade, assim como os problemas e gastos.

A crise se tornou ainda mais grave com os transtornos que aconteciam dentro do sistema escravista, onde a diminuição dos escravos fez com que acontecesse uma retração econômica, pois os proprietários das terras não conseguiam arcar com a sua exploração em relação as atividades agrícolas.

Crise do Império Romano: resumo.

Desde que a retração se iniciou, o estado romado obteve uma considerável diminuição de arrecadação de impostos, que era a sua principal fonte de sustento. Com a diminuição desses recursos, o exército recebia pouca demanda orçamentária, o que enfraqueceu seus contingentes militares que faziam a proteção de suas fronteiras. Com isso, os bárbaros avançavam para as terras romanas, realizando uma forte pressão sobre todo o povo.

Para tentar controlar suas finanças, os grandes proprietários da época começaram a arrendar suas terras, para que assim pudessem realizar a exploração econômica. Os principais indivíduos que participavam desse processo eram os escravos libertos,  pequenos agricultores e os plebeus que estavam vindo da cidade. Ao ceder uma parte dos seus terrenos para esses povos, os proprietários exigiam que em troca eles lhe dessem a mão de obra gratuita.

Dessa forma a economia conseguiu se reerguer de pouco a pouco, mas ainda assim o estado permanecia sem forças. Com isso, o governo romano permitiu a entrada dos bárbaros em seus domínios, assim como a soltura dos escravos da época, fazendo com que a massa plebeia perdesse quase todos os seus privilégios.

Podemos observar então que, dentro da crise, o Império Romano foi perdendo gradativamente as suas características fundamentais que estipularam a sua existência. Ao visualizar toda a história da época e seus acontecimentos, é possível destacar que as mudanças que aconteceram foram fundamentais para dar início a Idade Média local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.