1 dia depois da menstruação engravida

Muitas dúvidas são criadas entre mulheres, principalmente entre as mais jovens, sobre a possibilidade de uma gravidez ser concebida. A falta de experiência, em como a imaturidade no que se diz respeito a relações íntimas acaba tirando várias garotas do sossego, pois não sabem ao certo se após um determinado ato, podem estar ou não grávidas.

Embora o que acontece no fim da menstruação é a eliminação do óvulo que não fora fecundado, existe chance de a mulher engravidar, pois tudo dependerá do do seu ciclo. Como em geral, nenhuma mulher possui um ciclo definitivamente regular, pode ser que esteja no período fértil no primeiro dia após o fluxo ter acabado. A situação é ainda mais real se houver esperma sobrevivente no sistema reprodutor feminino.

Para evitar uma possível gravidez, muitas mulheres optam pelo controle da tabelinha, a qual identifica os dias em que está fértil, mas especialistas afirmam que esse método não é eficaz, uma vez que possam surgir alterações hormonais advindos de diferentes fatores que podem alterar o clico.

gravidez pós fluxo
O método da tabelinha não é confiável.

Normalmente a ovulação acontece 14 dias antes da data da próxima menstruação, o período fértil portanto está em média, nos 5 dias antes da ovulação até o dia seguinte da mesma. Lembrando que cada mulher possui um ciclo, e o mesmo pode ser alterado, isso indica que a gravidez tem chances de acontecer em qualquer período se não houver uso de contraceptivos.

Em todo caso, para as mulheres que queiram evitar uma concepção, o ideal é se prevenirem, existem várias opções. No caso de maiores dúvidas, é recomendável procurar auxílio médico, pois o mesmo irá orientar quanto as possibilidades de acontecer a gravidez, bem como instruir sobre os métodos preventivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.